Mozillian em destaque: Cláudio Esperança

Cláudio Esperança

0

Dado que temos membros muito tímidos na comunidade, aproveito a oportunidade para me apresentar. O meu nome é Cláudio Esperança, tenho 33 anos, moro entre a Amadora e Leiria e sou engenheiro de software na Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria. Trabalho essencialmente em projetos Web e plataformas de código aberto, embora também tenha formação na área de desenvolvimento de software para sistemas de informação, dispositivos móveis e redes informáticas. Gosto de passar o tempo a inventar e a experimentar novas tecnologias, a ver cinema e séries, jogar PC (cada vez menos) e, mais recentemente, a trabalhar na melhoria dos produtos da Mozilla.

Comecei a trabalhar com a comunidade portuguesa da Mozilla em 2007. Fiz uma pausa durante alguns anos para me dedicar ao trabalho e aos estudos e, no ano passado, aceitei o desafio de voltar a participar ativamente no projeto para tentar relançar a comunidade e dar um novo fôlego às versões portuguesas dos produtos da Mozilla. A missão da Mozilla e o fascínio pelo conceito de desenvolvimento de software de uma forma completamente colaborativa foram dois dos principais argumentos que me levaram a participar neste projeto.

Neste momento, no projeto, faço um pouco de tudo: tradução, apoio técnico, integração de novos colaboradores, documentação, marketing, administração, etc. Num futuro próximo gostava de passar o testemunho de algumas destas responsabilidades para outros elementos da comunidade para me dedicar ao desenvolvimento de aplicações para o Firefox OS bem como à iniciativa Webmaker. No entanto neste momento a prioridade é a nossa comunidade e garantir que reconquistamos as preferências dos utilizadores (os navegadores não são todos iguais e existem uns para os quais os utilizadores não são matéria prima, mas sim quem vai definir o que vai ser o futuro da Web para as gerações futuras).

Penso que o projeto melhorou muito nos últimos meses. Finalmente temos as traduções sob controlo, temos cerca de seis tradutores ativos nas mais variadas plataformas e sistemas e o nosso número de utilizadores está a aumentar fruto do trabalho destas pessoas. Para o futuro creio que podemos melhorar com a documentação do processo de tradução, definição de um guia de estilos e atribuição de papeis aos vários membros da comunidade. Temos de arranjar formas de a comunidade se renovar ao longo do tempo para garantir que o projeto se mantém vivo e pertinente. Quem quiser ter um papel mais ativo na comunidade, basta enviar-nos um email e dizer o que querem (mesmo) fazer. Todas as áreas estão em aberto e disponíveis para quem quiser ajudar ativamente a moldar esta comunidade e o futuro da Web portuguesa em particular e mundial, no geral.

Contactos:

No responses yet

Post a comment

Post Your Comment